História

O Centro Espírita Abel de Sebastião de Almeida surgiu por inspiração do Astral Superior, tornando-se realidade a aspiração que, como espírita, sempre alimentei, de ver o espiritismo praticado de acordo com o vero Espiritualismo e seguindo, portanto, as orientações das Obras codificadas pelo insigne Mestre ALLAN KARDEC.

Arrastando dificuldades, lutando com empecilhos de vários matizes, conseguimos vence-los, pelo espírito de compreensão, pelo tato de lidar com seres humanos e nesta atitude devota não nos faltou a ajuda de Deus permitindo-nos a proteção, o estímulo, o encorajamento e a dedicação dos espíritos de Luz. Posso salientar neste resumo histórico, sacrifício, abnegação da plêiade de trabalhadores de boa vontade, composta de elementos de ambos os sexos, que se juntaram a mim, neste esforço ingente e fecundo, da criação de mais um Centro Espírita em nossa Terra.

Após a realização de sessões nas residências de companheiros de mesmo ideal, que deste modo concorreram para retirar as primeiras pedras do caminho, aplainando-o de maneira a torna-lo transitável e favorecido sempre pela Comissão do Irmão Abel Sebastião de Almeida conseguimos alugar uma casa a Rua Vitor Meireles, 101 (hoje 271) onde deste então vem se realizando as sessões, três vezes por semana. Formamos os nossos Estatutos e as diretrizes a seguir dentro do Evangelho de Jesus, assim constituímos uma Diretoria completa de nove membros.

Tivemos a grata satisfação de no dia 18 de Outubro de 1942, inaugurar com brilhantismo o nosso Centro e com uma assistência realmente confortadora. Neste pálido resumo histórico não citarei nomes de companheiros de lide, para evitar lisonjear a uns e a desagradar a outros. O fato, porém, é que da primeira Diretoria mantiveram-se firmes em seus postos apenas três diretores, os outros levados por este ou aquele motivo, não aguentaram os embates, as provas pelas quais foram submetidos.

Lançada a campanha da Sede própria, tudo fizemos através de festas e outras atividades para conseguir este objetivo. Realizamos a compra em 1951 a graças a sócios e frequentadores do nosso Centro não nos faltaram recursos para solvermos os nossos débitos mensais.

Desde o início foi criado um Consultório Médico e, sendo eu médico, caiu sobre os meus ombros a responsabilidade de dirigí-lo.

Penso ter desincumbido com acerto, bafejado pelas luzes do Céu, desta missão séria quão sublime de levar alívio ou a cura aos enfermos mediante os recursos da Portentosa Ciência do Esculápio. Em 17 de Fevereiro de 1954, criamos o Consultório Odontológico que ainda hoje se acha sob os cuidados do abalizado dentista Dr. Wandeval R. de Almeida, e , devo acrescentar, que o mesmo tem exercido a sua missão com dedicação e muita eficiência.

Reformas dos Estatutos foram feitas o que aliás, nos proporcionou agir com mais eficácia em benefício do Centro de um modo geral. O nosso Centro acha-se enquadrado entre as casas Espíritas nas quais se pratica o verdadeiro Espiritismo e, creio que não nos descuidamos quanto as questões práticas ou doutrinarias, aconselhados pela Terceira Revelação. Podem estar seguros que continuaremos marchando, estimulados por Jesus e ritimados pelo lema: “-Para frente, para cima, pelo bem, pelo Espiritismo!...”

Termino este modesto trabalho, pedindo desculpas por algumas falhas e implorando a Deus que nos abençoe e Jesus que ilumine os caminhos que ainda teremos de percorrer para a consecução do nosso grande IDEAL.

Syllo Gomes Valente, em Janeiro de 1984.

CEASA

CEASA

O CEASA é uma entidade sem fins lucrativos e depende da colaboração dos frequentadores da Casa para manter suas atividades em funcionamento.

Saiba mais

Ajudar

Como ajudar

Para ajudar o CEASA, você pode doar algumas horas do seu tempo no trabalho voluntário da Casa, você pode doar roupas, material escolar, alimentos e muito mais.

Saiba mais