Atividades Mediúnicas e de Divulgação da Doutrina Espírita

Sessões Públicas

As Sessões Públicas do Centro Espírita Abel Sebastião de Almeida visam divulgar a Doutrina Espírita, através de Palestras sobre a Codificação de Allan Kardec, e confortar física e espiritualmente aqueles que buscam assistir as Palestras, através de Passes e a oferta de Água Fluidificada.

Horários:
Segundas-feiras das 16:00h às 17:30h e 20:00h às 21:30h
Sextas-feiras das 20:00h às 21:30h


Passe

O Passe é a transmissão de fluidos magnéticos, provenientes tanto dos médiuns encarnados que dão os passes, quanto dos espíritos que auxiliam e dirigem os trabalhos, benfeitores espirituais, para o bem estar físico e espiritual dos frequentadores da Casa.

As atividades dos Passes ocorrem ao final das sessões públicas.

Aqueles que estejam passando por situações difíceis podem retirar, antes do início da Sessão Pública, uma ficha para o passe com a Irmã Joana ou com o Irmão Abel, para que estes espíritos possam ampara-los espiritualmente, dentro do possível.

O número de fichas é limitado.


Programação Doutrinária

Segue abaixo a programação das palestras a serem ministradas ao longo do mês.

Outubro

DIA SEMANA HORA TEMA EXPOSITOR PÁGINA DE PREPARO
2/10/19 QUA 19:30 Estudos sobre Mediunidade Grupo de Estudos Aleatória
4/10/19 SEX 20:00 Povoamento da terra, diversidade das raças humanas. ( L.E. - Questões , 50 a 54 ) Silvio Zacharias O grande salto.
6/10/19 DOM 8:00 ENCONTRO DE JESUS Edna Paz Aleatória
7/10/19 SEG 16:00 A reencarnação fortalece os laços de família ( E.S.E.- Cap. IV, itens 18 a 23 ) Suely Guimarães Parentes.
7/10/19 SEG 20:00 A reencarnação fortalece os laços de família. ( E.S.E.- Cap. IV, itens 18 a 23 ) Silvio Braga Parentes.
9/10/19 QUA 19:30 Estudos sobre Mediunidade Grupo de Estudos Aleatória
11/10/19 SEX 20:00 Pluralidade dos mundos. ( L.E. - Questões , 55 a 59 )+C4:H25 Edna Paz Diante do Universo.
14/10/19 SEG 16:00 Limites e necessidade da encarnação. ( E.S.E.- Cap. IV, itens 24 a 26 ) Sonia Gomes Vê como vives.
14/10/19 SEG 20:00 Limites e necessidade da encarnação. ( E.S.E.- Cap. IV, itens 24 a 26 ) Sergio Daemon Vê como vives.
16/10/19 QUA 19:30 Estudos sobre Mediunidade Grupo de Estudos Aleatória
18/10/19 SEX 20:00 Pinga Fogo Dionysio / Alcir Aleatória
21/10/19 SEG 16:00 Bem-aventurados os aflitos. ( E.S.E.- Cap. V, itens 1 a 5 ) Niete Pimentel O remédio justo.
21/10/19 SEG 20:00 Bem-aventurados os aflitos. ( E.S.E.- Cap. V, itens 1 a 5 ) Mauro Oliveira O remédio justo.
23/10/19 QUA 19:30 Estudos sobre Mediunidade Grupo de Estudos Aleatória
25/10/19 SEX 20:00 A vida e amorte. ( L.E. - Questões , 68 a 75 ) Sarah Sztajnberg Morte, nova dimensão da vida.
28/10/19 SEG 16:00 Causas anteriores das aflições. ( E.S.E.- Cap. V, itens 6 a 10 ) Aleuda Gorfin Nem todos os aflitos.
28/10/19 SEG 20:00 Causas anteriores das aflições. ( E.S.E.- Cap. V, itens 6 a 10 ) Gesilda Valente Nem todos os aflitos.
30/10/19 QUA 19:30 Estudos sobre Mediunidade Grupo de Estudos Aleatória

Páginas de Preparo

Segue abaixo a programação das palestras a serem ministradas ao longo do mês.

dia 2

dia 6

dia 23

dia 27

dia 30

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Cursos

O que é Espiritismo

Dias e horários do estudo

No 1º semestre do ano, às Quintas-feiras, das 19h30 às 21h, iniciando em 14/02/19 e terminando em 18/07/2019.

As pessoas interessadas em participar deste curso deverão enviar um e-mail para doutrinario@ceasa.org.br com cópia para ceasa@ceasa.org.br, ou devem procurar a Diretoria de Programação Doutrinária e Mediúnica.

Este Curso não tem pré-requisitos, estando aberto a todos os frequentadores da Casa.

Ao apresentar esta obra, Allan Kardec afirmou: "Este resumo não é somente útil para os iniciantes que poderão nele, em pouco tempo e sem muito esforço, haurir as noções mais essenciais, mas também o é para os adeptos aos quais ele fornece os meios para responder às primeiras objeções que não deixam de lhe fazer, e, de outra parte, porque aqui encontrarão reunidos, em um quadro restrito, e sob um mesmo exame, os princípios que eles não devem jamais perder de vista."

Esta obra publicada em 1859, dividi-se em 3 capítulos:

O primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre; traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores.

No segundo capítulo é publicado o resumo de "O Livro dos Médiuns".

No terceiro capítulo é publicado o resumo de "O Livro dos Espíritos", com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica.

Contém também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.


A História do Espiritismo

Dias e horários do estudo

No 2º semestre do ano, às Quintas-feiras, das 19h30 às 21h, iniciando em 25/07/19 e terminando em 28/11/2019.

As pessoas interessadas em participar deste curso deverão enviar um e-mail para doutrinario@ceasa.org.br com cópia para ceasa@ceasa.org.br, ou devem procurar a Diretoria de Programação Doutrinária e Mediúnica, até o dia 25/07/19.

Este Curso tem como pré-requisito o curso O Que é o Espiritismo, estando aberto a todos os frequentadores da Casa que tenham completado aquele curso.

O estudo a respeito da história do espiritismo se faz necessário a todos aqueles que se propõem conhecer e participar da Doutrina trazida pelos espíritos.

Abordando diversos assuntos, como visão da vida futura, as idéias espíritas através dos tempos, tipos de mediunidades, e baseando-se no livro “A História do Espiritismo” do famoso escritor inglês Arthur Conan Doyle; objetivamos transmitir, e informar de maneira simples, os acontecimentos que precederam a Codificação, seus precursores, o episodio de Hysdeville com as irmãs Fox, e um breve apanhado sobre a Doutrina Espírita na atualidade, e seu triplo aspecto (Filosofia, Ciência e Religião) que a caracteriza.

Conhecendo suas origens, as dificuldades que Kardec encontrou para catalogar e organizar o Espiritismo; teremos condições de melhor compreender a real importância dos seus ensinamentos eminentemente educativos da alma humana, e nos esforçarmos para colocá-los em prática.


O Livro dos Espíritos

Dias e horários do estudo

Quinta-feira, das 19h30 às 21h, iniciando em 14/02/19 e terminando em 28/11/2019.

As pessoas interessadas em participar deste curso deverão enviar um e-mail para doutrinario@ceasa.org.br com cópia para ceasa@ceasa.org.br, ou devem procurar a Diretoria de Programação Doutrinária e Mediúnica.

Este Curso tem como pré-requisito o curso A História do Espiritismo, estando aberto a todos os frequentadores da Casa que tenham completado aquele curso.

Este é o livro básico da Filosofia Espírita. Publicado em 18 de abril de 1857, e nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns.

Seu conteúdo é apresentado em 4 partes: das causas primárias, do mundo espírita ou dos espíritos, das Leis Morais e das esperanças e consolações.

Eis alguns dos assuntos de que trata: prova da existência de Deus, Espírito e Matéria, formação dos mundos e dos seres vivos, povoamento da Terra, pluralidade dos mundos, origem e natureza dos Espíritos, perispírito, objetivos da encarnação, sexo dos Espíritos, percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos, aborto, sono e sonhos, influência do Espíritos nos acontecimentos da vida, pressentimento, Espíritos protetores e outros temas de real interesse ao homem atual.

Na parte relativa às Leis Morais, os temas versam sobre o bem e o mal, a prece, necessidade de trabalho, casamento, celibato, necessário e supérfluo, pena de morte, influência do Espiritismo no Progresso da Humanidade, desigualdades sociais, igualdade de direitos do homem e da mulher, livre-arbítrio e conhecimento de si mesmo.

E, finalmente, na última parte, refere-se aos temas: perdas de entes queridos, temor da morte, suicídio, natureza das penas e gozos futuros, Paraíso, Inferno e Purgatório.

É um livro que abre novas perspectivas ao homem, pela interpretação que dá aos diversos aspectos da vida, sob o prisma das Leis Divinas, da existência e sobrevivência do Espírito e sua evolução natural e permanente, através de reencarnações sucessivas.

Seus ensinamentos conduzem o homem atual à redescoberta de si mesmo, no campo do espírito, fornecendo-lhes recursos para que compreenda, sem mistério, quem é, de onde veio e para onde vai.


O Livro dos Médiuns

Dias e horários do estudo

Quinta-feira, das 19h30 às 21h, iniciando em 14/02/19 e terminando em 28/11/2019.

As pessoas interessadas em participar deste curso deverão enviar um e-mail para doutrinario@ceasa.org.br com cópia para ceasa@ceasa.org.br, ou devem procurar a Diretoria de Programação Doutrinária e Mediúnica.

Este Curso tem como pré-requisito o curso O Livro dos Espíritos, estando aberto a todos os frequentadores da Casa que tenham completado aquele curso.

Contém o ensino especial dos Espíritos sobre todos os gêneros de manifestações espirituais, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática mediúnica. É obra de indispensável Leitura para todos os Médiuns.

Teve seu lançamento em janeiro de 1861.

É constituído de duas partes: noções preliminares e das manifestações espíritas.

Dentre os vários assuntos que aborda, destacam-se: provas da existência dos Espíritos, o maravilhoso e o sobrenatural, modos de ser e proceder com os materialistas, três classes de espíritos, ordem a que devem obedecer os estudos espíritas: a ação dos Espíritos sobre a matéria, manifestações inteligentes, as mesas girantes, manifestações físicas, visuais, bicorporeidade, psicografia, laboratório do mundo invisível, ação curadora, lugares assombrados (com comentários sobre o exorcismo) tipos de médiuns e sua formação, perda e suspensão da mediunidade, inconvenientes e perigos da mediunidade, a influência do meio e da moral do médium nas comunicações espíritas, mediunidade nos animais, obsessão e meios de a combater, trata também de assuntos referentes à identidade dos Espíritos, às evocações de pessoas vivas, à telegrafia humana, além de vários temas intimamente relacionados com o Espiritismo experimental.

É a obra básica da Ciência Espírita, que embora já tenha mais de 100 anos de publicação, seu conteúdo é atual demonstrando e nos fazendo compreender a interligação com as diversas conquistas cientificas do homem através dos tempos.


O Evangelho Segundo o Espiritismo

Dias e horários do estudo

Quinta-feiras, das 19h30 às 21h, iniciando em 14/02/19 e terminando em 28/11/2019.

As pessoas interessadas em participar deste curso deverão enviar um e-mail para doutrinario@ceasa.org.br com cópia para ceasa@ceasa.org.br, ou devem procurar a Diretoria de Programação Doutrinária e Mediúnica.

Este Curso tem como pré-requisito o curso O Livro dos Espíritos, estando aberto a todos os frequentadores da Casa que tenham completado aquele curso.

Neste Livro composto de 28 capítulos, 27 dos quais dedicado à explicação das máximas de Jesus em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida; o leitor já na introdução, encontrará as explicações de Kardec sobre o objetivo da obra, esclarecimentos sobre a autoridade da Doutrina espírita, a significação de muitas palavras frequentemente empregadas nos textos evangélicos, a fim de facilitar a compreensão do leitor para o verdadeiro sentido de certas máximas do Cristo, que a primeira vista podem parecer estranhas.

Editada em abril de 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita. Nela, Kardec e os Espíritos superiores comentam numa linguagem acessível as principais passagens da vida de Jesus. Explicam suas parábolas e demonstram a grandiosidade do Mestre nos seus ensinos, dando-nos, além disso, conselhos importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da vida.

É muito conveniente utilizá-lo em leituras diárias, tanto de forma ordenada, quanto aleatória, para encontrarmos ensinamentos de muita luz embasados nas máximas de Jesus, também nos auxiliando em elevarmos nossas vibrações.

Evangelização Infantil

A atividade de Evangelização Infantil abrange as aulas de evangelização espírita, momento especial de convivência, aprendizado, reflexão, compartilhamento de experiências e construção de vínculos de amizade e de fraternidade entre as crianças e os jovens frequentadores.

Público alvo 1 - Filhos dos Frequentadores das Sessões Públicas nas Segundas-feiras à noite:

Crianças de 5 a 14 anos, filhos dos assistentes das palestras realizadas no salão da Casa nas Segundas-feiras à noite.

Dias e horários do estudo:

As Segundas-feiras, das 20:00 às 21:30h, iniciando em 14/02/19 e terminando em 28/11/2019.

Público alvo 2 - Crianças carentes, oriundas de famílias pobres da região onde se encontra a Casa.

Dias e horários do estudo:

Quinta feira, das 17h30 às 19h, para crianças carentes.

No último Domingo de cada mês também há evangelização para os filhos, netos, etc., dos beneficiados com a cesta básica que a Casa oferece (campanha do Quilo), das 09:00 as 12:00.

A seleção e cadastramento das crianças é feita pela Diretoria de Serviços Sociais.

Para se inscrever enviar um e-mail para social@ceasa.org.br com cópia para ceasa@ceasa.org.br, ou procurar a Diretora do Serviço Social, no CEASA.

Os interessados em auxiliar e/ou participar das atividades de Evangelização devem enviar um e-mail para social@ceasa.org.br com cópia para ceasa@ceasa.org.br, ou procurar a Diretora do Serviço Social, no CEASA.

Objetivos:

A infância sempre teve por parte da Doutrina Espírita a mesma atenção e a importância dada pelo Mestre Jesus, sendo campo fértil de trabalho amplo a ser desenvolvido em prol de um futuro mais justo, mais moralizado, e mais amoroso.

A Evangelização Infantil nas Casas Espíritas, ganha vulto pela urgência na solidificação dessas verdades moralizadoras.

Fazendo um paralelo com situações ocorridas no cotidiano, procura desenvolver e ampliar de maneira sutil uma consciência ainda em formação, minimizando maiores distúrbios no futuro. Serve como prevenção à sociedade, transmitindo noções imprescindíveis de civilidade, de amor ao próximo, de caridade e necessidade constante de respeito a tudo que nos rodeia e a todos com os quais se socializam, cultivando desde cedo uma mentalidade ecológica, despertando a imprescindível e irremediável necessidade de cuidado com o Planeta que nos abriga.

Temos a certeza de que adultos comprometidos com as verdades sublimes do Mestre Jesus, aplicadas diariamente nas diversas situações do dia a dia, confirmarão e validarão essas palavras: "Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o reino dos céus é para os que se lhes assemelham."

Atendimento Fraterno

O Atendimento Fraterno na Casa Espírita é uma extensão das atividades de acolhimento do frequentador da casa, principalmente voltado para aquele que passa por momentos difíceis. O Atendimento fraterno é um instrumento sério e importante de auxílio aos corações que buscam o Centro Espírita em situações emergenciais, sofridas e angustiantes.

Dias e horários do Atendimento

Segundas-feiras, das 19:30h às 21:00h, entre 07/01/19 e terminando em 16/12/2019.

O atendimento é feito por pessoas que tem suas bases consolidadas nos ensinamentos Kardequianos, e inspirados pela espiritualidade maior, proporciona conforto e orientação verdadeiramente úteis e enquadradas na máxima: "Fora da Caridade não há salvação".

Cada pessoa tem a sua própria realidade e reage de maneira diferente diante da dor e do sofrimento que a vida os oferece. Esse atendimento não possui nenhum tipo de determinismo em relação aos seus métodos. Sensibilidade e bom senso, aliado ao conhecimento profundo da Doutrina Espírita, são instrumentos valiosos, pois a dor que aflige a tantos, tem suas origens diversificadas e portanto para cada um há de existir, maneira e trabalho diferenciado.

Em nenhum momento há obrigação de fazer com que aqueles que nos busquem professem das mesmas ideias filosóficas e religiosas. O objetivo é realizar um trabalho assistencial a todos sem distinção, amenizando suas dores sem entretanto deixar de colocar dentro dos postulados espíritas; assuntos, conselhos, e dados que nos fazem acreditar ser o caminho mais adequado para sair do momento angustiante.

Cada um tem o dever, e o direito de conquistar sua própria vitória, cabendo a nós dar-lhes subsídios para que essa conquista diante da dor, seja mais rápida. Não nos esquecendo em nenhum momento das palavras orientadoras de nosso mestre Jesus: "Vigia e Orai, para não cairdes em tentação."

Entre em contato conosco clicando aqui, e deixe-nos ajudá-lo.

Juventude

A implantação de uma Mocidade Espírita na casa do Irmão Abel, ocorreu em 04/010/1977, iniciando todo um processo de aglutinar os jovens no campo do estudo das obras de Kardec, e do empenho nos diversos segmentos dos trabalhos assistenciais da casa. A fundadora da Juventude Abel Sebastião de Almeida, a querida irmã Sarah Sztajnberg nos trouxe através de uma pequena entrevista, mais esclarecimentos sobre a criação do JESA:

Sarah, como se deu a criação da juventude Espírita Abel Sebastião de Almeida?

Em 1977, atuando no magistério, e já integrada aos trabalhos da Casa, sentimos necessidade de organizar com os jovens um grupo de estudos doutrinários. Possuía alguns instrumentos didáticos e pedagógicos que nos auxiliaram neste mister. Dirigimo-nos, então, ao Dr.Syllo Gomes Valente, nosso querido Presidente, e lhe expusemos a idéia, que foi imediatamente aceita com entusiasmo. O dia dos encontros dos jovens, aos domingos, foi mesmo sugestão dele. E após ser chamada a uma reunião com a Direção do CEASA, na qual apresentamos a proposta, marcou-se uma data inaugural do setor (4 de setembro). Foi feita uma convocação geral dos diretores e frequentadores. Na oportunidade, apresentamos nosso planejamento e pedimos a colaboração de todos. O Dr. Valente sempre nos deu total apoio e os demais diretores não ficaram indiferentes (um deles chegou a nos fornecer, posteriormente, um belo mural).

A juventude participava de alguma outra atividade na Casa?

Da própria Juventude brotou a idéia de se promover uma Campanha do Quilo e da Sopa. A Evangelização Infantil também surgiu naturalmente, à medida que os componentes da Juventude iam tomando consciência de seu papel e novos integrantes se somavam ao grupo. O Dr. Syllo era muito carinhoso com os jovens e possuía sempre uma palavra alegre e confortadora para todos. Quando se criou o jornalzinho ( e Dionysio, hoje vice-presidente da Casa, foi, inicialmente, o responsável pela cuidadosa elaboração do mesmo), além de Gesilda, o próprio Dr. Valente fez questão de colaborar, escrevendo vários artigos sobre Homeopatia. O grupo também se organizava, mensalmente, em caravana para visitar um grupo de crianças em Caxias, organizando inclusive festinhas, das quais até alguns familiares dos jovens tomavam parte. Havia, como se vê, uma integração muito grande e acredito que isto é o ideal de qualquer setor num Centro Espírita.

Nossa mocidade, perfeitamente integrada aos trabalhos da Casa, tem participação atuante, reunindo-se aos sábados no horário das 16:30 ás 18 horas.

CEASA

CEASA

O CEASA é uma entidade sem fins lucrativos e depende da colaboração dos frequentadores da Casa para manter suas atividades em funcionamento.

Saiba mais

Ajudar

Como ajudar

Para ajudar o CEASA, você pode doar algumas horas do seu tempo no trabalho voluntário da Casa, você pode doar roupas, material escolar, alimentos e muito mais.

Saiba mais